sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Aprenda a RESSALTAR a beleza dos cabelos AFROS*

Por Luciana Gimenes* ( Lua )

Os cabelos muito crespos, como os afros, são fios delicados que exigem cuidados extras para se manterem bonitos e saudáveis. Isso porque, além de possuírem uma estrutura fina e porosa, por causa da ondulação, eles são naturalmente secos.

É por isso que, normalmente, quem os possui não gosta muito do que a natureza ofereceu. “Se não forem bem cuidados, os cabelos afros ficam com um aspecto muito ressecado e armam demais, fazendo com que a maioria das mulheres invista em tratamentos alisantes”.

Este é um dos grandes erros que cometem as mulheres de cabelos crespos. “Tudo bem alisar os fios, mas é preciso, antes disso, tratar os cabelos, para deixá-los hidratados, fortes, macios e saudáveis. Se todas as mulheres que alisam os cabelos fizessem hidratações periódicas, com certeza aceitariam melhor seus cabelos naturais”, GARANTO*

O principal truque para manter os cabelos afros bonitos e saudáveis é mesmo a hidratação. “Em casa, deve-se fazer hidratações semanais, com produtos específicos para cabelos crespos, e no salão, hidratações mensais voltadas a recuperar a estrutura e amaciar os fios”.

Em alguns casos, apenas hidratar não é suficiente. É preciso investir em tratamentos diferenciados, como a Permanente Afro. Este tratamento é indicado principalmente para as mulheres que gostam de ter os cabelos crespos, mas percebem que os cachos não possuem definição.

 “A Permanente Afro é um processo químico feito para dar cachos em cabelos sem forma. Ela é feita em duas etapas: na primeira aplica-se um produto com amônia para tirar o excesso de volume; na segunda, aplica-se um produto para cachear e dar forma aos cabelos”.

Existem também outros dois tratamentos para quem tem cabelos crespos ou muito crespos: o relaxamento e o alisamento. Os dois utilizam a mesma fórmula química, com variação na quantidade e no tempo de atuação nos fios. “O relaxamento é voltado para mulheres que possuem cabelos encaracolados e querem diminuir o volume, sem perder os cachos. Já o alisamento, como diz o nome, deixa os fios lisos”.

Já as chamadas escovas progressivas, não são indicadas para cabelos crespos ou muito crespos. “Eu desaconselho totalmente estas escovas em cabelos afros porque, além de não funcionar nestes fios como deveriam, estes tratamentos utilizam formol na fórmula, substância proibida e que faz mal”.
 O alisamento mais eficaz em cabelos afros é o mais simples, a base de guarnidina ou de sódio.

É importante ressaltar também que, para executar qualquer tipo de tratamento químico, deve-se ficar de cinco a seis meses, pelo menos, sem aplicar químicas. “Faz-se o teste da mecha, para ver se o cabelo pode receber uma química, que, em caso positivo, é aplicada somente na parte virgem dos fios”.

Cabelos com descoloração e tintura não podem receber alisamentos, sob o risco de cair e quebrar. Além disso, quem alisa ou relaxa os cabelos deve evitar fazer alongamento com cola porque na hora que você tira o alongamento, o cabelo, que está fragilizado pelos processos químicos, pode cair.

Tendências para cabelos afros*

A maioria das tendências para cabelos afros vem dos Estados Unidos. “Atrizes e cantoras famosas, como Halle Berry e Beyoncé, são as grandes referências para as brasileiras. Isso porque a mulher negra americana criou um estilo em cima dos cabelos alisados que está com tudo agora. Uma tendência do momento é usar o cabelo médio ou longo e alisado. O chanel alisado também está em alta. Já para as pessoas que estão com os fios detonados, necessitando de um bom corte, sugiro um curto, desfiado e com a nuca batida”.
 Entre as cores, garanto que os tons vermelhos, acobreados e marrons são os mais bonitos para mulheres negras. “Luzes não aconselho porque agridem muito os fios crespos”, apesar de serem lindas se bem hidratadas*


Dicas de cuidados diários*

Lave de duas a três vezes por semana apenas para não ressecar ainda mais os fios. Lembre-se também de não abusar na temperatura da água, que deve ser morna e de utilizar pouco shampoo para lavar;

- Faça banhos de creme semanais com produtos específicos para cabelos afros e de boa procedência. Lembre-se de não deixar o produto nos cabelos por mais tempo do que o recomendado nas instruções de uso;

- Se o cabelo acorda armado, umedeça com água e aplique um creme leave- in indicado para cabelos crespos. Isso desarma os fios e os mantém hidratados e protegidos durante o dia. Se necessário, reaplique o leave in durante o dia;- Se o cabelo for alisado e não for extremamente seco, utilize uma pomada para dar um jeitinho nas pontas; Uma dica interessante para quem possui cabelos alisados. Dormir com uma fronha de cetim na cabeça mantém os fios no lugar. “A fronha diminui o atrito entre os fios e o travesseiro, diminuindo o frizz e evitando a perda de oleosidade natural. O resultado é perceptível a longo prazo, já que os cabelos vão ficando menos ressecados”. Alem de ser bem engraçado,rsrs.

- Evitar usar prancha todos os dias porque o calor tira a umidade natural, queima e quebra os fios. Use no máximo duas vezes por semana.

- Para tirar o volume, invista em hidratações, ou seja, mantenha o cabelo sempre bem tratado, em casa com hidratações semanais, e no salão, com hidratações mensais. Se o cabelo tiver recebido processos químicos é preciso ainda cuidar da manutenção da química.

- E, por último, lembre-se de tratar dos seus cabelos com um bom cabeleireiro, que entenda de cabelos afros. “Como estes fios exigem mais cuidados e a maioria das mulheres que os possuem fazem químicas, é muito importante que o profissional escolhido seja um especialista no assunto”.

Espero que as informaçoes possam ajudar a todas as mulheres que tem seus cabelos AFROS.
Qualquer duvida me enviem por e-mail.ok
Segue os links.
Att.
bjs   =D

luadyou@hotmail.com
luagimenes@gmail.com




4 comentários:

  1. Olá!
    Meu nome é Cris, moro em Imperatriz MA,até o momento desconheço de algum salão especìfico para cabelos étnicos,sofro muito com isso, pois tenho cabelos crespos, gostaria que meus fios fossem definidos,já fiz alongamento, usei tintura e por último fiz permanente que detonou meu cabelo,tudo em busca de ter cabelos com cachos definidos, as vezes penso até alizá-lo, mesmo não gostando deles lisos.
    Me ajude!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Cris.
    Espero que esteja bem.

    Bom se vc ja fez tudo isso no seu cabelo ele deve estar precisando de verdade de muita queratina e hidratação.
    Quimicas são sempre prejudiciais aos fios e para tentar assumir novamente os cachos vai ser necessario muuuuuuita hidratação.
    Invista nisso.
    Depois é posivel fazer algum tipo de suporte (não permanente)O suporte é mais fraco.
    Bom espero que vc consiga se entender com seus cachos e logo mais vou postar uma materia sobre hidratações. Acho q vai ajudar.
    Um bj e feliz 2011*
    Paz, Lua* ;)

    ResponderExcluir
  3. olá ...gostaria de saber se quem faz permanente afro pode fazer reconstrução capilar com escova e prancha? meu cabelo esta precisando de reconstrução mas tenho medo de fazer e cair tudo...rsrsrsr...aguardo resposta...bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi eu gostaria de saber se tem algum produto especifico que ajuda no crescimento de cabelos afros,pois o meu sonho sempre foi ter um cabelo grade ou pelo menos até os ombro se possivel.
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir