terça-feira, 24 de agosto de 2010

*VISAGISMO E VOCÊ*

VISAGISMO



O visagismo é um termo que deriva do francês visage, que traduzido significa “para o rosto”. Essa técnica consiste em aplicar fundamentos da beleza para criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes do seu rosto.

A técnica do visagismo oferece uma direção aos profissionais da área da beleza (cabeleireiros, maquiadores, esteticistas), indicando todas as possibilidades de correções adaptáveis ao cliente, ou seja, pela geometria é possível obter a melhor solução em cores, colorações e até mesmo na maquiagem.
 A filosofia do visagismo baseia-se em acentuar o que é belo e disfarçar o que não é.

Alguns focos do visagismo que devem adaptar-se a uma avaliação do cliente:

• Tipo físico
• Tipo cromático
• Formato do rosto
• Estrutura do fio de cabelo (e suas possibilidades)
• Testar cortes e cores em modelos
• Experiência comprovada dos assessores (auxiliares)
A importância do visagismo na escolha do penteado

O visagismo pode contribuir para um penteado ideal, de acordo com o tipo de rosto, dando equilíbrio e harmonia às formas de cada perfil. Na análise do perfil é levado em conta o estilo e personalidade do cliente.

Dicas sobre visagismo

Avaliação do formato do rosto visualizando o excesso. Para uma melhor análise divida o rosto em três camadas:

• Nascente do cabelo até a sobrancelha.
• Da linha da sobrancelha até a ponta do nariz.
• Da ponta do nariz até a ponta do queixo.

Um rosto simetricamente perfeito possui em cada camada aproximadamente 7,5cm. Fora desse padrão, sugere-se um penteado personalizado para cada tipo de rosto.

O VISAGISMO NA ARTE 

O conhecimento dos princípios do visagismo é de grande valia para o artista visual que interpreta a figura humana. Se souber o que cada tipo de formato de rosto e as diversas formas de feições revelam da personalidade de uma pessoa, isso o ajudará muito quando retratar uma pessoa ou quando deseja expressar algo por meio de uma figura humana.

No retrato, para quem trabalha tanto com o desenho, quanto com a pintura, a escultura, ou a fotografia, é muito importante saber quem o retratado é. A análise do rosto, por meio do visagismo, permite ao artista conhecer seus modelos melhor. A partir dessas informações, saberá como compor a imagem, com o ritmo, a luz e a cor adequados, para melhor interpretar as pessoas. Também saberá analisar a cor das suas peles, o que lhe facilita encontrar o tom exato na pintura, ou escolher os filtros adequados, para que a cor não seja modificada na fotografia.

O mesmo se aplica à criação de caricaturas e charges.

Quando o artista desenvolve temas com figuras humanas, usando o visagismo, ele saberá como deverá desenhar os rostos para que a obra expresse o que deseja; os formatos, as feições e as cores de pele. Esse conhecimento também é imprescindível quando o artista gráfico, de histórias em quadrinhos ou de desenhos animados, constrói seus personagens. Por exemplo, saberá que tipo de rosto expressa força, ou dinamismo, ou insegurança.

O visagismo dá ao artista muito mais opções. Ele não mais depende somente de sua intuição e não corre o risco de usar soluções padronizadas e inadequadas, pois trabalha com conhecimento.

É importante ressaltar que, quando falo sobre conhecimento de visagismo, incluo o conhecimento da linguagem visual, que possibilita a análise e a escolha de soluções visuais.


Indicação de leitura sobre visagismo 
Livro: Visagismo 
Autor: Philip Hallawell
Editora: Senac São Paulo
 http://www.youtube.com/watch?v=x46x9MPVA9Y&feature=related

Um comentário: